domingo, 19 de novembro de 2017

Olavo de Carvalho na academia - uma bibliografia

As exibições do documentário "O Jardim das Aflições", sobre a filosofia de Olavo de Carvalho, nos campi de várias universidades brasileiras têm causado um verdadeiro desespero em parte da esquerda acadêmica, inteiramente incapaz de conviver, não apenas com ideias distintas, mas com a mera existência de pessoas que se interessem por saber alguma coisa sobre ideias distintas.

Mas essa não é a primeira vez que as ideias de Cavalho se fazem presentes no ambiente acadêmico. Abaixo, apresento um pequeno levantamento de resenhas, artigos acadêmicos, trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses que citam a obra de Carvalho.

A maioria dos trabalhos identificados cita a teoria dos quatro discursos (pois eu estava montando, para mim, uma bibliografia específica sobre esse tema), mas não se limitam a isso. Os trabalhos se distribuem majoritariamente pelas áreas de Direito, Filosofia e Letras, mas também há a presença das áreas de Artes, Marketing, Medicina e Matemática.

ATUALIZAÇÃO: Na postagem original, esta lista tinha 37 títulos. A divulgação na internet fez com que outras pessoas indicassem outras referências, que foram acrescentadas.


RESENHAS

MEDEIRO, Gabriel Saldanha Lula de. Resenha de Os EUA e a Nova Ordem Mundial. InterEspaço Grajaú/MA v. 2, n. 5 p. 536-539 jan./abr. 2016.

MEDEIROS, Gabriel Saldanha Lula de Medeiros. Resenha de Maquiavel ou a confusão demoníaca. InterEspaço Grajaú/MA, v. 2, n. 6, maio/ago. 2016.


ARTIGOS ACADÊMICOS

AIRES, Hilton Boenos. Los Maquiavelos de Strauss y Skinner. Contemporânea – Revista de Ética e Filosofia Política, Caruaru, v. 2, n. 1, p. 46-69, jan./jun. 2016. [atualização em 21/11/2017]

ALMEIDA, Wilson F. R. A anedota de abstração na obra de Roberto Gómez Bolaños. Interpretextos , v. 12, p. 41-68, 2014. [atualização em 21/11/2017]

ANGOTTI-NETO, Hélio; BOSI, Andreia; JESUS, Angela Regina Binda da Silva de. The Four Aristotelian Discourses in Medicine: Educational Tools for Physicians. Biomedical and Biopharmaceutical Research, 2014; v. 11, n. 2, 151-159.

ÁVILA, Luiz Augusto Lima de. Tópica e teoria constitucional do direito: as eternas aporias e a uberdade da abdução. Revista Brasileira de Direito Constitucional, v. 2., n. 7 - Jan./Jun 2006.

CARVALHO, Antônio Alves de. Sistematização dos discursos em Aristóteles. Revista De Magistro de Filosofia. Anápolis, ano I, nº. 1, s/p., 2004/1.

CARVALHO, Maria Fernanda Silva de. O discurso vieiriano no Sermão da Sexagésima. UOX Revista Acadêmica de Letras, n. 2, 2014. (Obs.: cita a teoria dos quatro discursos indiretamente, através de SANTOS, 2011)

CAVALCANTE, Rerisson. Sobre “Alguns argumentos contra o inatismo lingüístico” – Réplica a Lombardi Vallauri (2008). Relin - Revista de Estudos da Linguagem, v. 25, n. 4, 2017.

CAVALHEIRO, Douglas André Gonçalves. O indivíduo e a crise da modernidade. In: Anais da XIX Semana de Humanidades, 2011, Natal. XIX Semana de Humanidades, 2011. [atualização em 25/11/2017]

COELHO, Werner Nabiça. As teorias retóricas e os fundamentos da incidência jurídica na obra de Paulo de Barros Carvalho: uma introdução ao tema. Publicado em Jus.com.br.

CRUZ, Marcelo Lebre. O processo psicanalítico de transferência e a decisão judicial: a teoria dos quatro discursos enquanto barreira garantista. Revista Direitos Fundamentais e Democracia, Faculdades Integradas do Brasil, v. 1, n. 1, 2007.

DOMINGUES, Joaquim Domingues. Manuel de Góis e a ética conimbricense. Revista Estudos Filosóficos, nº 7, 2011.

LEMBI, João Lucas Cavalcanti; LIMA, Diego de Araújo. A aplicação da Tópica como parâmetro a ser observado para a formação de precedentes judiciais. Trabalho apresentado no XXIII Congresso Nacional CONPEDI (Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito). 2014.

LUZ, Vladimir de Carvalho. Os Juristas da Tradição Ocidental: discursos e arquétipos fundamentais. Seqüência. UFSC, Florianópolis, v. 33, n. 64, 2012.

NEGRISOLI, Fabiano. O “Jus Postulandi” na justiça do trabalho: irracionalidade que pode impossibilitar a busca da verdade ou correção e impedir a concretização de direitos. Revista Direitos Fundamentais e Democracia, Faculdades Integradas do Brasil, v. 4, 2008.

OLIVEIRA SOBRINHO, Afonso Soares; ARAUJO FILHO, Clarindo Ferreira. Do direito, da ética e da justiça: reflexões sobre a crise do Estado. Anais do Congresso Brasileiro de Processo Coletivo e Cidadania, n. 4, p. 149-172, out/2016.

PETTERLE, Andiara. O tempo das horas - um ensaio sobre o tempo nas narrativas de Mrs. Dalloway e de As Horas. Caligrama – Revista de Estudos e Pesquisas em Linguagem e Mídia, v. 1, n. 3, 2005.

PORTUGAL, Daniel. https://slidept.com/download/o-design-so-se-preocupa-com-as-aparencias_59dbdf94d64ab21454a637a9_pdf. Revista Marketing, n. 451, em agosto de 2010.

SÁNCHEZ FERNÁNDEZ, Carlos. ¿Cómo hacer apetitoso el discurso matemático? Experiencias con sabor cubano. Cuadernos de Investigación y Formación en Educación Matemática. 2013. Año 8. Número 11. p. 207-218. Costa Rica. (Obs.: o autor é da Universidad de La Habana, Cuba).

SANTOS, Roberto Clemente dos Santosi. O semeador e o Sermão da Sexagésima, uma questão de entrelaçamento. Anais do XII Congresso Internacional da ABRALIC, 18 a 22 de julho de 2011, UFPR.

SCHWANKA,Cristiane. O fenômeno da democratização do estado: a democracia participativa, a (re)definição da cidadania e o discurso dialético como instrumento de legitimação popular. Cadernos da Escola de Direito, Paraná, v. 1, n. 8, p. 407-427, 2008.

SOUZA, André Barbieri Souza. Fragmentos da teoria do discurso e os direitos fundamentais sociais: o necessário caminhar pela concretização. Anima: Revista Eletrônica do Curso de Direito da Opet , v. 1, p. 1-684, 2010.


TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO

BRESSAN, Jonas. Da representação política e da fé metastática de Voegelin. Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Trabalho de Conclusão de Curso de Direito, 2016.

CARVALHO, Fábio Salgado de. Investigações epistemológicas: Combinando demonstrabilidade e conhecimento. Universidade de Brasília. Trabalho de Conclusão de Conclusão de Curso em Filosofia, 2012.

MEIRELES, Vítor Silva. Uma visão integrada do Proslogion de Santo Anselmo". Universidade Federal de Mato Grasso. Trabalho de Conclusão de Curso de Filosofia. (2009). (Obs.: a monografia está resumida neste artigo). [atualização em 21/11/2017]

POMAGERSKI JUNIOR, Carlos Antonio. Duas visões sobre o dano moral: o dano moral no Brasil e no direito talmúdico. Universidade Federal de Santa Maria. Trabalho de Conclusão de Curso de Direito. 2012. (Obs.: apenas nas referências)

SALVADEGO JUNIOR, Josué Carlos. Teoria dos quatro discursos e os clássicos literários. Universidade Estadual de Londrina. Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia. 2010.

SILVA, Tárik França. A Tópica como técnica argumentativa do discurso solipsista. Universidade Federal de Juiz de Fora. Monografia de conclusão do curso de Direito. 


DISSERTAÇÕES E TESES

CARVALHO, Fábio Salgado de. A antessala da argumentação por uma abordagem negativa. Universidade de Brasília.  Dissertação de mestrado em Filosofia. (Obs.: apenas nas referências)

CAVAZZOLA JUNIOR, César Augusto. O direito como experiência: a construção da individualidade do homem frente à sociedade, ao Estado e às instituições. Universidade Vale do Rio dos Sinos. Dissertação de Mestrado em Direito. 2015.

FREITAS, Frederico Ribeiro de. Interpretação civil-constitucional e jurisprudencial do contrato de compra e venda de safra futura de cana-de-açúcar. Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Dissertação de Mestrado em Direito, Relações Internacionais e Desenvolvimento. 2011.

GALLINATI, Raquel Kobashi. Teoria da compreensão da ação de Von Wright e a relação de causalidade no direito penal. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Dissertação de Mestrado em Filosofia. 2007. (Obs.: nesta, só consta nas referências bibliográficas)

MEDEIROS, Tito Barros Leal de Pontes Medeiros. Modos trágicos: Édipo à luz das categorias da Ética a Nicômaco de Aristóteles. Universidade Estadual do Ceará. Dissertação de Mestrado em Filosofia. 2009. (Obs.: só consta nas referências)

NEVES, Belize de Melo. Cartografia do sistema de arte. Instituto Politécnico de Leiria. Escola Superior de Artes e Design, Caldas. Dissertação de Mestrado em Gestão Cultural. 2016.

PETEK, João Pedro Moscoso. A aplicação das medidas protetivas de urgência previstas na lei 11.340/2006 em face da nova perspectiva familiar: uma leitura a partir da defesa do princípio da igualdade e da dignidadade da pessoa da vítima. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Dissertação de Mestrado em Ciências Criminais.

PEÑA-ALFARO, Alex Antonio. Estratégias discursivas de persuasão em um discurso religioso neopentecostal. Universidade Federal de Pernambuco. Tese de Doutorado em Letras. 2005.

PILLAR, Daniel Machado. A influência do marketing eleitoral na construção do discurso de Dilma Rousseff nas eleições presidenciais. Universidade de Coimbra. Dissertação de Mestrado em Marketing. 2015.

TRUBILHANO, Fábio Souza. Retórica Clássica e Nova Retórica nos recursos judiciais civis: a construção do discurso persuasivo. Universidade de São Paulo. Tese de Doutorado em Letras Clássicas e Vernáculas, 2013.

SANT’ ANNA, Adriana. Símbolos e mitos no código de defesa do consumidor: uma análise discursiva. Universidade Federal do Paraná. Dissertação de Mestrado em Direito. 2008.

ZAMBONI, Fausto José da Fonseca. Literatura, ensino e educação liberal. Universidade Estadual Paulista. Tese de Doutorado em Letras. 2011.

LIVROS

DALLA-ROSA, Luiz Vergilio. O Direito como Garantia: pressupostos de uma teoria constitucional. Rio de Janeiro: América Jurídica, 2002. [atualização em 21/11/2017]



15 comentários:

Allegro ma non troppo disse...

Olavo tem razão!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Alexandra disse...

É uma pena, para não dizer um horror, que OC seja inexistente na psicologia é demonizado na pedagogia e no serviço social.

William disse...

Em breve você poderá acrescentar minha tese de doutorado em Ciência da Computação. Cito Aristóteles em nova perspectiva. Meu trabalho está focado no uso de ontologias num certo tipo de modelagem de arquitetura de redes para internet do futuro; e preciso falar sobre a essência dessas coisas. Olavo (sempre) tem razão!

Anônimo disse...

Ouvi dizer que o Olavo de Carvalho abusa sexualmente de suas alunas e alunos.

Anônimo disse...

Ouviu falar nada. Como é que alguém vai abusar sexualmente de alguém eatando em outro CONTINENTE? Você é que achou por bem inventar essa imbecilidade para caluniar alguém que você odeia. Por que você não procura fazer algo de útil com a sua vida?

Anônimo disse...

É possível que haja trabalhos romenos sobre o professor Olavo, inclusive de filósofos de lá mesmo. Naquela entrevista que o Rômeno falou sobre o debate entre Duguin e Olavo, é provável que eles tenham levado isso adiante em trabalhos acadêmicos.
Fora a outra palestra que o professor deu por lá sobre o assunto da mentalidade revolucionária, o que mostrou um pouco o ineditismo da teoria do professor naqueles ambientes.

Anônimo disse...

ANDRADE MELO, José André de. Totalitarismo Constitucional: um contributo para o estudo da hermenêutica jurídica de Miguel Reale. Trabalho de conclusão de curso - Bacharelado em Ciências Jurídicas, UFPB (Graduação). João Pessoa, 2016.

Anônimo disse...

Talvez pq ele não tem vida, ora porra.

Regina disse...

Comentário típico de um esquerdoso, caluniando e mentindo.

Anônimo disse...

Gostaria de fazer uma observação, abri todos os trabalhos e são de fato muito bons, mas o de Maria Fernanda Silva de Carvalho não cita o professor Olavo de Carvalho.

Wilson Filho disse...

Aqui uma dissertação de 2014 em que há um capítulo inteiro baseado em uma aula do COF:

VALE, Joelson Lima. A RETÓRICA SIMBÓLICA: IMPLICAÇÕES DE MÁRIO FERREIRA DOS SANTOS À PRAGMÁTICA DO DIREITO. Programa de Pós-Graduação em Direito - Universidade Federal de Pernambuco, 2014.

https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/26268/1/DISSERTA%C3%87%C3%83O%20Joelson%20Lima%20Vale.pdf

Marcelo Gonzaga de Oliveira disse...

Meu trabalho de conclusão de curso também teve por base a obra do professor Olavo. "As leis, os homens e os deuses: Um estudo sobre Direito Natural na Antígona de Sófocles." pela Universidade Católica de Santos.

Unknown disse...

Pode acrescentar a minha tese de doutoramento:
https://www.researchgate.net/publication/328542752_Towards_the_New_World_Order_A_Geopolitical_Study_of_Neo-Eurasianism_and_Meridionalism
Não apenas analisei o debate Olavo de Carvalho versus Aleksandr Dugin, mas usei também instrumentos metodológicos para análise que aprendi com o Professor Carvalho.
Nuno Morgado

Wilson Filho disse...

Mais um artigo que fala da teoria dos 4 discursos:
"CIÊNCIA E RELIGIÃO EM DANTE E HAROLDO DE CAMPOS", de Fernando José Germano Esteves
http://www2.assis.unesp.br/fcl/livro/anais_leituras_da_modernidade/files/assets/basic-html/page159.html

 
Nós confiamos em Deus; quanto aos outros, que paguem à vista.